A Globo está desenvolvendo um documentário que retratará a vida e a carreira da jornalista Glória Maria. Os trabalhos já estão em andamento, e o jornalista Bruno Astuto, um dos amigos próximos de Glória, já gravou seu depoimento para a produção.
Glória Maria faleceu no dia 2 de fevereiro de 2023. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019 e passou por um tratamento bem-sucedido. No entanto, ainda em 2019, após um desmaio, descobriu que o câncer havia metastizado para o cérebro. O documentário, que irá ao ar no GloboPlay, promete explorar sua trajetória e legado como uma das mais icônicas jornalistas do Brasil.
Carreira de Glória Maria
Gloria Maria foi uma jornalista e apresentadora brasileira, amplamente reconhecida por seu papel pioneiro na televisão brasileira. Nascida em 15 de agosto de 1949, no Rio de Janeiro, Gloria Maria Matta da Silva iniciou sua carreira no jornalismo na TV Globo em 1971, onde trabalhou por mais de quatro décadas.
Ela se destacou por sua capacidade de cobrir uma ampla variedade de temas, desde reportagens internacionais e eventos históricos até histórias culturais e sociais. Gloria foi a primeira repórter negra da televisão brasileira e abriu caminhos para muitas outras jornalistas ao longo de sua carreira. Em 1977, ela foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo na primeira matéria a cores do “Jornal Nacional”.
Entre suas coberturas mais notáveis, estão a guerra das Malvinas em 1982, as Olimpíadas e Copas do Mundo, além de entrevistas com líderes globais e celebridades. Além disso, Gloria Maria é lembrada por suas reportagens especiais para o programa “Fantástico”, onde viajou para mais de 100 países, explorando culturas, curiosidades e temas variados.
Ela foi âncora de programas como “RJTV”, “Jornal Hoje”, “Bom Dia Rio” e “Fantástico”, sendo que neste último atuou de 1998 a 2007. No “Fantástico”, entrevistou personalidades como Michael Jackson, Freddie Mercury, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo DiCaprio e Madonna.