A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey compareceu à convenção do Partido Democrata na noite de quarta-feira, 21, em Chicago, nos Estados Unidos. Este foi o penúltimo dia de discursos. Nesta quinta-feira, 22, Kamala Harris deve aceitar a nomeação para concorrer às eleições presidenciais dos EUA em um aguardado discurso que fechará a convenção.
Apesar de sempre ter apoiado publicamente o Partido Democrata, esta foi a primeira vez que Oprah subiu ao palco de uma convenção para discursar a favor de um candidato. Oprah reforçou seu apoio à candidatura de Kamala para presidir o país.
“Há pessoas que querem que você veja nosso país como uma nação de nós contra eles, pessoas que querem assustá-lo, que querem governá-lo, pessoas que querem que você acredite que livros são perigosos e rifles de assalto são seguros”, disse.
Winfrey utilizou a ocasião para alfinetar uma fala recente do candidato à vice-presidente pelo partido Republicano, JD Vance, que compõe a chapa do ex-presidente Donald Trump. JD Vance afirmou que os EUA são um “país governado por senhoras dos gatos sem filhos”.
“Quando uma casa está pegando fogo, não perguntamos de quem é a casa. Se o lugar pertencer a uma senhora dos gatos sem filhos, bem, tentamos tirar esse gato de lá também”, declarou a apresentadora.